Educação
Conceito de educar apresentado por Moran (2000, p.25):
Educar é colaborar para que professores e alunos – nas
escolas e organizações – transformem
suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na
construção da sua identidade, do seu conhecimento pessoal e profissional – do
seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção
e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e
profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Nesse contexto, a educação tem um papel importante: criar meios para que
o cidadão verdadeiro surja. A visão mostra que o educador atual deve levar o
aluno a realidades culturais, sociais e políticas, a fim de tornar-se capaz de
participar do processo de construção da sociedade. O educador deve levar o aluno a compreender e
organizar suas experiências de vida, para que ele possa desenvolver a
capacidade de criticar e intervir na realidade na qual vive. A educação deve
desenvolver-se de maneira a responder aos anseios pessoais e comunitários.
Por isso, a autêntica educação visa ao aprimoramento da pessoa em relação
ao seu fim último e ao bem da sociedade de que o homem é membro e, de cujas
tarefas, uma vez adulto, terá de participar.
A educação deve promover uma mudança na maneira de ser
do educando. Uma mudança nas atividades e no comportamento. Não se pode
considerar bem-sucedido um tipo de educação que desencadeie um novo tipo de
pensar, mas não de agir. Os resultados do processo educativo vão promover uma
conscientização da situação existencial, envolvendo os aspectos científicos,
políticos, sociais, econômicos e outros (OAIGEN, 1996, p. 54).
A educação deve promover a emancipação e esta se faz por meio de uma
consciência crítica que permita maior comunicação e diálogo entre os homens de
diferentes classes e posições sociais. É
a consciência crítica que possibilitará sua constante busca de equilíbrio,
através das novas soluções que descobre, das novas relações sociais que propõe.
São as atitudes vividas que constituem um meio de desenvolvimento da
consciência crítica, principal alicerce para a liberdade.
Fonte: Educação e Mídias: Uma reflexão sobre a prática do professor e o uso
das mídias nas escolas de Roraima. Autores: Lucicleide
de Almeida Pereira, Márcia Maria Cavalcante Vanderlei, Paulo Sérgio Rodrigues,
Solange Maria Mendes Ross, Wesley Pedrosa Santos.
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